5 dicas para não errar ao escolher o fotógrafo de seu casamento



O fotógrafo é sem dúvida uma das escolhas mais importantes entre as contratações de seu casamento. Ele será responsável por deixar registrado todos os momentos de seu grande dia. Será a pessoa quem deixará sua história gravada para sempre. Por isso, todo cuidado é pouco ao se escolher esse profissional.

Reuni aqui alguns detalhes, que podem ser interessantes de ser observados ao escolher o fotógrafo para seu casamento.



1 - Observe o Estilo do fotógrafo



O estilo é sem dúvida a marca registrada de cada profissional da fotografia. O modo de usar a luz, de dirigir o casal, registrar uma cena, a forma de compor uma foto e até mesmo o modo de montar um álbum são coisas que fazem parte do estilo de cada fotógrafo e a diferença de estilos pode ser enorme entre cada profissional.

Um erro comum entre as noivas é contratar um profissional sem prestar devida atenção ao estilo do profissional e depois sugerir fotos de estilos inspirados em outros fotógrafos, que não condizem com o trabalho do fotógrafo contratado. Isso pode gerar desgastes e até mesmo decepções tanto de vocês quanto do fotógrafo.

Em se tratando de nosso trabalho, temos estilo que conta com bom uso da luz, direção do casal descontraído, para que as fotos tenham vida e sempre composições bem elaboradas e únicas, tanto em ensaios quanto no dia do casamento.

Observe bem o estilo de cada profissional antes de contratá-lo. Fazendo isso você terá certeza do tipo de foto que irá receber, depositando confiança no profissional sem se preocupar.




2 - Cuidado ao se basear em posts do Instagram



Essa é, sem dúvida, uma das dicas mais preciosas desse artigo.

O Instragram hoje em dia é uma das ferramentas mais importantes quando se trata de divulgação de serviços, principalmente em foto e vídeo. Ele se tornou uma vitrine virtual, tendo muito mais acessos que qualquer site ou outro meio de divulgação. Sendo assim, cada profissional usa essa ferramenta da maneira que acha melhor, para divulgar seu trabalho. Com isso muitos deles utilizam de estratégias para mostrar somente fotos de maior destaque, ocultando, muitas vezes, a maior parte do trabalho. Dando uma impressão bem superior do que realmente é o trabalho daquele profissional. Ou simplesmente, selecionando trabalhos específicos para serem postados.

Outra estratégia ainda mais ousada é a de postar somente fotos de ensaios externos e não postar nenhuma foto do dia do casamento. Ou postar somente quando o casamento tem algo diferenciado, como decorações incríveis ou casamentos ao ar livre, onde a luz natural deixa tudo mais bonito e fácil de se conseguir fotos melhores.

Claro que essas formas de divulgação não são utilizadas por todos, nem quero dizer que todos que fazem isso estão enganando seus clientes, porém é um fato que, alguns profissionais, tem ganhado muito destaque usando esse método, sem realmente ter um trabalho tão incrível. Isso pode gerar decepção em noivas que são atraídas pelas lindas fotos postadas.

Nós, por exemplo, já preferimos uma divulgação mais transparente, mostrando trabalhos tanto de ensaios quanto de casamentos. Toda foto postada em nosso Instagram pode ser encontrada em nosso site, junto de várias outras do mesmo ensaio ou casamento, mostrando um resumo do trabalho. A pessoa que vê nossas fotos, já tem a noção real de como é todo o trabalho e o tipo e qualidade de fotos que terá caso nos contratar.

Para se prevenir de problemas desse tipo, a melhor opção é de procurar indicações de clientes reais, marcar reunião presencial para ver o trabalho completo e também, pedir depoimentos para outros fornecedores de casamento em relação ao fotógrafo de interesse.





3 - Não Escolha Se Baseado em Valores


Estamos acostumados com a ideia de que um produto de maior valor sempre acompanha maior qualidade e um valor baixo, menor qualidade. Isso pode até ser uma verdade na maioria das vezes, porém existem exceções. E são essas exceções que precisamos ter cuidado.

Escolher seu profissional baseado no valor de seu trabalho pode ser um erro quando não prestamos atenção em outros fatores, como estilo e qualidade fotográfica.

Um profissional que cobra um valor alto em relação aos outros profissionais deve, automaticamente, deixar claro em todos os fatores de seu trabalho, porque o valor é mais alto e você deve conseguir perceber isso. É sempre bom comparar o trabalho do profissional, como um todo, tanto na qualidade do trabalho, do material que será entregue e também na forma como é feito o trabalho. A ideia de que um valor alto garante qualidade, só por ser mais caro, é uma tentação que muitas vezes pode acabar em frustração.

O profissional que cobra menos, muitas vezes pode não ter qualidade de trabalho inferior, porém essa análise deve ser feita com cuidado, pois a formação de valor do profissional envolve muitas coisas e o cuidado ao escolher isso é muito importante para sua satisfação com o trabalho envolvido.

Não se baseie em valores ao escolher seu fotógrafo. Se baseie na qualidade, estilo, afinidade e demais características que te agradem no profissional de interesse e que esteja na média de valor limite de seu orçamento.


4 - Exclusividade



A forma de se trabalhar com fotografia tem mudado muito nos últimos anos. Fica cada vez mais solicitado pelos noivos de que o fotógrafo principal da empresa seja o responsável pelo registro tanto do dia do casamento, quanto no ensaio de pré casamento.

As vantagens de se contratar um fotógrafo exclusivo são muitas, pois somente dessa forma é garantida a mesma qualidade e estilo que vemos nos trabalhos que são divulgados na internet. Outro fator importante na exclusividade é a vantagem do profissional estar dedicado ao seu dia, e não sobrecarregado com outros eventos a cobrir no mesmo dia. A dedicação exclusiva faz com que o profissional trabalhe melhor, com mais foco e isso reflete grandemente na qualidade do registro do seu ensaio e também seu grande dia.

A exclusividade pode ser uma dificuldade em estúdios que trabalham com quantidade maior de trabalhos, pois todos os casais farão o mesmo pedido: Que o fotógrafo principal da empresa esteja no ensaio e evento. Para qual cliente dar prioridade a esse pedido é critério de cada profissional, por isso os noivos devem ter muito cuidado ao escolher o fotógrafo a se contratar, caso a exclusividade seja algo que desejam.

Relatos de insatisfação por surpresas e pegadinhas ligadas à promessas de exclusividade são muito comuns nessa área. Novamente chegamos no ponto de que para evitar esse tipo de problema, o melhor a se fazer é uma boa pesquisa, principalmente com clientes reais do fotógrafo de interesse.

Caso a exclusividade seja um requisito que você não abre mão, talvez seja melhor evitar estúdios que trabalham com maior quantidade de eventos.

A exclusividade sempre fez parte de nosso trabalho. Acredito na importância da fotografia em nossas vidas e também que nossos clientes nos escolhem por nossa forma e estilo de trabalho, que não funcionaria de outra forma, a não ser feita por nós mesmos com muito foco.

Pense bem em exclusividade ao contratar seu fotógrafo, pois é uma característica fundamental que irá influenciar em todo registro de momentos muito importantes em sua vida.



5 - O Trabalho Final é o Mais Importante