7 dicas para ser um convidado exemplar

Atualizado: 21 de Fev de 2019



Ser convidado para uma festa de casamento é sempre muito bom. Apreciar o casamento de pessoas que gostamos e curtir a festa com eles e todos amigos e familiares é sempre uma ótima experiência. Quando somos convidados para um casamento, significa que somos importantes para o casal e que nossa presença é querida por eles. Por isso nossa retribuição ao convite não pode ser negativa e sim, agradecer com nossa presença e ter uma conduta à altura do evento que eles realizaram com muito esforço.

Nesse artigo darei algumas dicas para que você possa ser um convidados exemplar. Todas as dicas são pensadas do nosso ponto de vista, os fotógrafos.



1 - Não seja um "convidado fotógrafo"


Entrada da noiva Rayane, todos convidados apreciando o momento, criando uma cena linda

Clique aqui para ver mais fotos desse casamento


Nossos smartphones cada vez tem uma melhor qualidade e velocidade ao fotografar. Uma boa câmera, com tão fácil acesso a todo momento é sempre uma tentação para que queiramos fotografar tudo que vemos. Porém esse costume pode ser um problema em um casamento, já que muitas vezes, para termos um bom ângulo, temos de dar aquela arredadinha... é nessa hora que você pode estar arruinando a fotografia oficial dos noivos, sem perceber.

Momentos de um casamento ocorrem somente uma vez e são muito rápidos. Nós fotógrafos precisamos ser muito ágeis e eficientes para conseguir registrar esses momentos da melhor forma, com isso, qualquer tipo de interferência pode resultar na perca desse momento e uma vez perdido, estará perdido para sempre. Pode parecer exagero, mas um único braço erguido segurando um celular, pode ser suficiente para arruinar uma fotografia.

Outro fator que pode atrapalhar muito na fotografia oficial são convidados que ultrapassam o limite dos bancos, invadindo o corredor com seu corpo para ter aquele ângulo perfeito. Ao fazer isso estão tirando toda beleza e encanto das entradas e até da parte mais esperada de toda cerimônia, a entrada da noiva.

O casal escolheu bons profissionais para registrar todo o casamento, aproveite o momento de felicidade, já que eles te convidaram pois acreditam que você é importante para eles. Então celebre, viva o momento, deixe os registros por nossa conta.

Já vocês, noivos, pode ser uma boa ideia pedir à seus convidados que evitem fotografar sua cerimônia.



2 - Cuidado com suas expressões


Casamento Fernanda e João. Todos comemorando junto dos noivos, com muita empolgação

Clique aqui para ver mais fotos desse casamento


Os convidados são peça fundamental de um casamento, eles fazem parte das cenas e dos momentos, portanto muitas vezes eles também aparecerão nas fotografias. Por esse motivo, os convidados de casamento devem ficar atentos para a expressão que estão fazendo em todos os momentos.

É comum registrarmos momentos engraçados durante a palavra do celebrante, onde os noivos e muitos convidados sorriem, mas alguns convidados aparecem sérios, como se não fizessem parte do momento ou simplesmente estão olhando em outra direção. Vale a pena ficar atento para isso não acontecer.

Então, você convidado de casamento, preste atenção em suas expressões. Fazendo isso, você ajudará a compor o momento fotografado de forma positiva. Essa é uma dica muito importante a ser observada, pois essas fotografias durarão para todo sempre.



3 - Evite andar durante a cerimônia


Casamento de Stella e Douglas. Convidados comportados, criando essa linda cena

Clique aqui para ver mais fotos desse casamento


A cerimônia do casamento é momento de atenção e respeito. Ficar andando durante a cerimônia chama a atenção e pode incomodar outros convidados que estão prestando atenção. Pior fica a situação quando algum convidado aparece andando em uma fotografia da cerimônia acontecendo, pois passa a impressão de que ele tem coisas mais importantes a se fazer naquele momento, do que apreciar a cerimônia que foi convidado a participar.

Outra situação acontece muitas vezes em casamentos ao ar livre. Convidados que preferem ficar em pé e não escolhem local fixo para assistir a cerimônia.

Um convidado exemplar precisa saber apreciar os momentos, encontrar seu assento e dali assistir a tudo, onde não irá atrapalhar na estética da cerimônia e principalmente da fotografia.



4 - Vá à cerimônia e não só para a festa


Casamento Samira e Rodrigo. Foi uma cerimônia incrivelmente bonita

Clique aqui para ver mais fotos desse casamento


Por incrível que pareça, ir direto para o local da recepção é uma prática muito comum por alguns convidados em casamentos. Quando terminamos de fotografar uma cerimônia, às vezes conseguimos chegar ao local da recepção primeiro do que os convidados, justamente para conseguir fotografar a decoração antes das pessoas chegarem, porém para nossa surpresa muitas vezes encontramos convidados já sentados às mesas.

Se você é convidado para um casamento, vá à cerimônia. Evite deixar os noivos tristes e chateados com você, pois eles fizeram questão de convidá-lo para o casamento, para testemunhar todos os momentos do grande dia deles, principalmente a cerimônia.


5 - Respeite o horário que está no convite


Noiva Mariana aguardando no carro o momento de sua entrada

Clique aqui para ver mais fotos desse casamento


Chegar atrasado parece que se tornou moda nos casamentos, principalmente casamentos que não acontecem na igreja católica. O horário estipulado no convite é justamente o horário para se iniciar a cerimônia e