Como se casar ao pôr do sol

O casamento ao ar livre é hoje uma tendência e o número de noivos que decidem se casar no campo só cresce. De acordo com uma pesquisa feita em nosso próprio Instagram, 50% das pessoas que responderam nossa enquete, se casaram ou irão se casar ao ar livre. Isso se dá pelo fato de que casamentos ao ar livre tem, geralmente, uma beleza sem igual, em meio ao verde, abrindo possibilidades de ideias diferentes, locações diferentes e o uso das mais criativas formas de decoração. Mas não é somente "se casar ao ar livre" o sonho de muitas noivas, mas sim se "casar ao pôr do sol".


Casamento de Mariana e Vinícius - Ipatinga - MG

Clique aqui para ver mais fotos desse casamento | Mariana e Vinícius


Fazer com que seu casamento aconteça ao por do sol parece ser uma tarefa simples, porém é necessário ter muito critério, e é disso que vamos falar aqui.


O horário em que o sol se põe é o ponto principal

Para que seu casamento aconteça exatamente ao pôr do sol, o fator mais importante a se considerar é o horário de início de sua cerimônia. Um erro de cálculo de apenas 30 minutos pode ser o suficiente para que o sol se esconda e sua cerimônia se inicie após a hora mágica tão aguardada. Se você faz questão de um lindo sol em suas fotos de casamento então toda rigorosidade não será exagero.

É importante lembrar que o sol se põe em horários muito diferentes a cada mês do ano, por isso, o horário de início de sua cerimônia deverá ser calculado de acordo com o horário do pôr do sol exatamente daquele dia em que será realizado seu casamento.

Para saber o horário em que o sol irá se por no dia de seu casamento é fácil. Basta ir ao google e digitar: Horário do pôr do sol xx/xx/xxxx (substitua os x pela data de seu casamento) e mande buscar. O google irá te informar o horário exato em que o sol irá se pôr naquele dia. Porém deve-se ter muita cautela, pois em regiões montanhosas (como o leste de minas) esse horário por se adiantar até 20 minutos, devido à elevação do terreno. E se, caso a locação escolhida para seu casamento for bem próximo de montanhas, também deve-se levar em conta de que o sol poderá se esconder mais cedo do que o previsto. Para um cálculo mais preciso, vale a pena visitar o local de sua cerimônia no momento do por do sol e observar em qual horário o sol realmente irá se por e comparar com o horário desse dia, mostrado pelo google.

Lembre-se de que esse horário é o momento em que o sol se esconde, então o ideal seria que esse horário ocorresse durante ou após sua cerimônia, e não antes.

Mariana e Vinícius

Clique aqui para ver mais fotos desse casamento | Mariana e Vinícius


Atraso, o maior inimigo dos casamentos ao pôr do sol

O pôr do sol é um momento mágico, e para a fotografia, o horário de melhor luz, onde se é possível conseguir fotos incríveis, usando um sol amarelado e algumas raras vezes, com efeitos vermelhos e outras cores. Esse momento na fotografia é chamado de "Golden Hour" (Hora dourada), ou "Hora Mágica". Mas, infelizmente, o momento realmente "mágico" dura poucos minutos.

Pela minha experiência, o momento de pôr do sol, com melhor luz dura em média 30 minutos. E isso pode ser tanto especial, quanto um problema para quem escolhe se casar nessa hora, pois após o sol se esconder, o dia vai logo perdendo sua luz para dar início a escuridão da noite. Por esse motivo, é muito comum casamentos planejados para a acontecer durante o pôr do sol acabarem acontecendo a noite, por causa de algum atraso não previsto.

O grande problema de casamentos ao pôr do sol, que acontecem a noite é que eles não foram planejados para acontecer ao anoitecer, perdendo toda a beleza da decoração, detalhes, vestimentos e demais fatores. Casamentos ao ar livre planejados para acontecer a noite, tem em vista decorações que serão realçadas com auxílio de luzes e outras estratégias que são completamente ignoradas quando o casamento é planejado para acontecer ao dia. Por isso é muito importante que sua cerimônia, sendo planejada para acontecer ao pôr do sol, seja realizada e finalizada antes da noite chegar. Principalmente para que suas fotos fiquem perfeitas.


Adryelly e Alexandre - Hotel Relicário - Ouro Preto - MG

Clique aqui para ver mais fotos desse casamento | Mariana e Vinícius


Preveja os atrasos

Para que sua cerimônia se inicie na hora ideal, é necessário um grande esforço e alinhamento de todos envolvidos na organização de seu casamento. Tanto maquiador, cabeleireiro, decoradores e demais fornecedores devem estar cientes da rigorosidade na pontualidade da entrega do trabalho. A ajuda da cerimonialista é crucial para que tudo dê certo, pois a equipe de cerimonial além de responsável pelo contato com fornecedores e organização da reunião de planejamento, também irá organizar as entradas da cerimônia. Uma equipe de cerimonialistas experientes e preparadas faz toda diferença na pontualidade de sua cerimônia. Mas de tudo, o mais importante é sua própria cobrança para que todos entendam da sua exigência quanto a pontualidade.


Mariana e Vinícius

Clique aqui para ver mais fotos desse casamento | Mariana e Vinícius


Padrinhos e parentes são um dos maiores causadores de atrasos em casamentos, por isso é ideal que todos entendam a importância da pontualidade delas em seu casamento. A maioria das pessoas não entendem esses detalhes e não levam a pontualidade ao pé da letra, deixando atrasos de 30 minutos a 1 hora acontecerem sem saber que estarão prejudicando na qualidade e beleza da sua cerimônia, princialmente de suas fotos. Por isso, pode ser interessante fazer uma reunião com todas as pessoas que são essenciais, que precisam estar presentes em seu casamento para que sua cerimônia se inicie, para explicar à elas a importância da pontualidade.

Mas mesmo com todos os cuidados tomados, toda equipe alinhada e todas as pessoas informadas, imprevistos podem acontecer. Coisas que ninguém imagina que pode acontecer as vezes acontecem sim, como carro estragando durante o trajeto, imprevistos durante a produção da noiva, defeitos em equipamentos de som, etc. Já ouve até um caso conosco em que uma pancada rápida de chuva no exato momento de se iniciar a cerimônia, fez quem que todo o equipamento de som fosse desmontado com urgência. Montar o equipamento novamente e secar todas as cadeiras gerou um atraso de 1 hora, por isso a cerimônia acabou sendo realizada a noite.

Minha dica para evitar isso é imaginar que esses atrasos possam acontecer e escolher o horário para inicio da cerimônia com 1 hora de antecedência, para que se algo acontecer, pessoas responsáveis possam ter tempo de sanar o problema evitando que seu casamento aconteça a noite.


Clique aqui para ver mais fotos desse casamento | Rayane e Tomas


Está tudo pronto? Que se inicie a cerimônia!!

"_ Mas ainda falta chegar minha amiga!" ou "_ Falta uma madrinha!"

Imagine-se no dia de seu casamento. Você se preparou muito para o seu grande dia, foram muitas lutas para planejar e conquistar tudo. Desde à escolha dos fornecedores, planejamento de sua decoração, cores, roupas, seu vestido, o terno do seu noivo, até o acessório que irá decorar seu penteado foi pensado para um casamento à luz do dia. Então tudo terá de ser perfeito. Depois de todo planejamento com seus fornecedores, parentes e padrinhos tudo estiver pronto e preparado para começar, então comece!

Se todas as pessoas essenciais para que a cerimônia aconteça estiverem já presentes e preparados, não espere por alguém que esteja atrasado chegar, pois você poderá colocar a beleza desse dia tão sonhado em risco. A minha dica é que vocês, ao convidar as pessoas para seu casamento, deixem claro que por ser uma cerimônia ao pôr do sol, não poderá ter o horário prorrogado, por isso irá começar em ponto. Fazendo assim, as pessoas que possivelmente chegarem atrasadas, já saberão que irão chegar com a cerimônia já em andamento, mesmo sendo aquela sua amiga de longa data, parente ou madrinha querida. Converse sobre este detalhe com sua cerimonialista, pois é muito importante que sua cerimônia se inicie e termine à luz do dia.


Casamento Bruna e Fagner

Clique aqui para ver mais fotos desse casamento |Bruna e Fagner


Que seu casamento seja perfeito!

Espero que essas dicas tenham ampliado seu ponto de vista sobre o casamento ao pôr do sol e que te ajude na preparação da sua cerimônia e principalmente na qualidade de suas fotos!

Nós somos especializados em fotografia de casamentos, por isso, se houver alguma dúvida que gostaria de saber, entre em contato conosco. Será um prazer te responder!

Compartilhe esse artigo com seus amigos que também pretendem se casar ao ar livre, tenho certeza de que eles irão adorar!


Muito obrigado!!

#dicas #casamentoaoarlivre #casamentoaopordosol